Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O que vi, no passeio que fui

Sábado dia 28/09/13 fui a um passeio em um sítio em Guapimirim - RJ.
Foi um dia em família muito gostoso, um belo lugar onde pude observar várias coisas bonitas e gostaria de dividir com vocês algumas delas.




bela flor

uma flor pra mamãe


orquidia no tronco

bela orquidia

orquidia

Sra. orquidia

tive uma ideia

Jaca a fruta

relaxando na piscina

praticando futebol

ambiente galinhar

seu galo e sua galinha

reunião de galinhas

conversa de patos

Guine

canil

Patos e gansos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Exame FAN

É um teste muito utilizado com a finalidade de detectar doenças autoimunes em pacientes. A sigla “FAN” quer dizer fator antinuclear, em Portugal o exame é chamado de ANA, ou anticorpo nuclear. Normalmente nosso corpo reage à invasão de germes produzindo um número de anticorpos. Estes anticorpos são gerados pelo sistema imunológico que tem como função a proteção do organismo. Pessoas que possuem doenças autoimunes acabam produzindo anticorpos para lutarem contra os próprios tecidos, células e proteínas do corpo.

As doenças autoimunes são caracterizadas por enfermidades nas quais o corpo humano combate ele mesmo. Ou seja, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos na luta contra algum tecido, célula ou proteína. Isto porque, de alguma maneira, determinada estrutura do organismo é identificada como nociva à saúde. O resultado é a produção dos auto-anticorpos, anticorpos contra o próprio corpo.

Nestas situações eles não combatem bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Pelo contrário, eles atacam elementos importantes para o bom funcionamento do organismo como as células. As doenças autoimunes podem ocorrer na pele, nos rins, nas articulações e no sistema nervoso, por exemplo, promovendo sérias complicações.


QUANDO É INDICADO



O exame é realizado a partir de amostras do sangue do paciente em questão. Em um laboratório estas amostras serão analisadas e é possível que se identifique todos os anticorpos ali presentes. Um corante fluorescente é capaz de marcar cada tipo de anticorpo, então uma cultura de células humanas é misturada a este sangue.

Caso haja anticorpos que ataquem as estruturas das células humanas, estes irão migrar em direção às mesmas e acabarão fixados a elas, deixando-as fluorescentes também. Caso os anticorpos sejam do tipo que ataca o núcleo das células, o profissional verá na amostra uma série de células com núcleo fluorescente. Caso estes ataquem os citoplasmas das células, será possível ver vários citoplasmas brilhando. Assim por diante.

O exame será considerado um FAN não-reativo quando nenhuma parte das células ficar fluorescente, o que indica a ausência de auto-anticorpos. O procedimento é realizado várias vezes após uma série de diluições do sangue, sendo que só é considerado positivo após cerca de 40 diluições. Como uma parcela da população possui FAN positivo, este só será considerado preocupante após 160 diluições.

Além disto, existe mais de 20 tipos de imunofluorescência. Cada tipo descreve um modo de agir nas células humanas. Com isto é possível identificar padrões típicos de doenças como lúpus ou artrite reumatoide.




QUAIS SÃO OS PREPARATIVOS

Para a realização do exame FAN (fator antinuclear) é importante seguir algumas indicações. Todo medicamento que é utilizado no dia a dia precisa ser informado ao médico, para que este decida ou não pela interrupção do mesmo. Após marcado o procedimento é indicado chegar ao local com certa antecedência.

No dia do exame é preciso fazer um jejum de 4 horas. O paciente deve ter a amostra retirada logo pela manhã. Para o exame é necessário a retirada de uma pequena quantidade de soro. As lactentes terão a amostra colhida entre as mamadas. O resultado tende a sair em média depois de 3 dias.


RISCOS E EFEITOS COLATERAIS

A retirada do soro para a posterior análise não envolve risco ou efeito colateral algum. O material será colhido e logo em seguida o paciente é liberado. O único risco envolvido neste caso é a não realização do procedimento.

A análise da amostra será feita em um laboratório. Uma série de doenças pode ser detectada com a imunifluorescência, portanto, diante de suspeitas não hesite em realizar o exame. É simples e rápido. O resultado sai em alguns dias e de acordo com o laudo é possível dar início a um tratamento.


O QUE OCORRE APÓS O EXAME

É preciso saber interpretar corretamente os resultados do exame, desta forma muitas doenças podem ser precocemente detectadas. Caso o exame dê negativo, a busca pela enfermidade deve ou não continuar, isto vai variar de acordo com o quadro clínico do paciente.

É possível haver resultados positivos falsos, pois alguns medicamentos e certas doenças podem provocar um FAN reagente. Entretanto, não é certeza de que se trata de uma doença autoimune. Algumas das enfermidades mais comuns que promovem FAN reagente são a mononucleose e o linfoma, por exemplo.

Caso o FAN positivo seja confirmado é necessário avaliar os sintomas do paciente e, com isto, iniciar uma busca mais específica, procurando os auto-anticorpos que poderiam estar relacionados às doenças suspeitas. O exame antinuclear é, portanto, o início de uma investigação para doença autoimune, sendo que ele sozinho não é capaz de certificar nenhum diagnóstico.

Após o procedimento o paciente deve esperar pela avaliação médica. Outros exames poderão ser solicitados para que um diagnóstico possa ser confirmado. Quando da certeza da doença deve-se dar início a um tratamento o quanto antes. A grande maioria das enfermidades que são precocemente diagnosticadas possui um bom prognóstico.

Não é necessário um cuidado especial depois do exame, porém isto varia dependendo do estado do paciente e da doença que está se buscando. As orientações do profissional devem ser seguidas após o exame FAN (fator antinuclear) de modo a evitar transtornos. Diante de quaisquer sintomas não hesite em procurar por ajuda. Alguns procedimentos são bem simples de realizar e podem trazer resultados significativos para a qualidade de vida. Realize exames de rotina e esteja em dia com as consultas médicas. Sua saúde precisa de atenção.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

HOJE DIA 25 DE SETEMBRO DE 2013

Bom dia a todos que por aqui passarem hoje!

  • Hoje é quarta-feira dia 25 de setembro de 2013
  • passados 268 dias do ano
  • Faltam 97 dias para 2014
  • Estamos na 39ª semana do ano

Dia que se comemora:
  • Dia do Radialista
Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto. 

Edgard Roquette-Pinto, foi médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1.923.
Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.
Portanto, no dia 21 de Setembro saudamos os radialistas e no dia 25 de setembro homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras.
Meus sinceros parabéns e votos de sucesso!





Foto: net
  • Dia do Trânsito
No dia 25 de setembro de 1997, foi aprovada e implantada no Brasil a lei nº 9.503, sobre o código nacional de trânsito. Por isso comemora-se o dia do trânsito no Brasil.
Antes dessa nova lei, o código de trânsito vigente em nosso país era de 1966. Nessa época, quase não havia carros circulando em nossas ruas, mas com o passar dos anos isso mudou, as vendas de veículos aumentaram muito e a lei ficou desapropriada para a quantidade de carros nas ruas.




Foto: Net
Aproveito para deixar meu recado a todos que circulam nesses trânsitos do Brasil a fora:
Respeite a vida!
Tenham mais amor próprio e ao próximo!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

COMO FAZER UM PAREDE EM DRYWALL - GESSO ACARTONADO

Estou estudando a possibilidade de fazer um pequeno quarto utilizando o espaço da sala para assim dividir em dois ambientes, e encontrei esse vídeo.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COMO ALISAR O CABELO SEM FORMOL


Atualmente existe uma série de opções para quem entendeu o recado e não quer mais fazer alisamento com formol. A escova de efeito liso Uberliss, Avlon, por exemplo, é uma delas. A base do alisamento é feita com o uso de carbocisteína e é muito menos agressiva do que o tratamento com formol.

Outra opção é a X-Tenso Moisture, L’Oreal Professionnel BR, que usa o tioglicolato de amônio como substância alisante e vem conseguindo excelentes resultados. Podemos destacar também a Exohair, Kosmental, que possui como agente alisante os ácidos lático e acético, restaurando e tratando os fios. Cada opção de tratamento possui um valor diferente e faz uso de certos produtos. É importante dar uma pesquisada e conversar com quem entende do assunto para mais informações. Já é possível alisar os cabelos sem ter de utilizar o formol. Procure pela melhor alternativa e fique com os fios lisos e restaurados.



Existe uma série de opções de tratamentos capilares que não fazem uso do formol. Elas são eficientes e estão ao alcance de todos, portanto, não vale a pena colocar a saúde em risco e continuar usando formol, assim eu penso. Antes de se submeter a algum tratamento, escolha bem o local e o profissional.


Apesar dele ser proibido em tratamentos capilares, muitos lugares ainda utilizam ilegalmente o formol. Até então isso não é novidade pra ninguém. Algumas pessoas simplesmente ignoram o fato do produto ser altamente prejudicial à saúde e continuam buscando esta alternativa para obter cabelos hidratados e lisos. Os riscos do formol para a saúde são enormes, inclusive para a saúde dos cabelos.

PERIGOS DO FORMOL

O formol está mais presente em nossas vidas do que talvez possamos imaginar. O produto está nos alisamentos capilares, assim como na fumaça do cigarro, do carro, em conservantes e em outros locais mais.

Dentre os inúmeros danos que ele pode causar vale a pena destacar o potencial aumento no risco de desenvolver um câncer de boca, de pulmão, de sangue e de cabeça. O formol é capaz de penetrar com grande facilidade por nossas mucosas, o que provoca ainda mais preocupações. Ele pode ser inalado ou ingerido, por exemplo, e quanto maior for a exposição e o tempo de exposição, maiores serão os danos.


O contato com o formol pode provocar desde a queda de cabelos, dores de cabeça, irritação nos olhos e narizes, enjoos, desmaios a até mesmo canceres, conforme mencionado acima. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CÃNCER DE MAMA E O AGRIÃO

Bom dia a todos!
Estou repassando uma matéria que li e achei muito interessante. O material é grande, mas vale a pena ler.

O agrião é bom para o tratamento do câncer? Isso é o que vamos ler agora.


O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo. O número de casos durante o ano é grande, porém, uma novidade vem chamando a atenção: o agrião pode ajudar a prevenir esta enfermidade.

Atualmente o câncer de mama ainda provoca muitas mortes. Quando antes a enfermidade for detectada, maiores são as chances de cura. Além disto, um câncer precocemente encontrado pode provocar poucos danos, daí a importância da prevenção.

Este tipo de doença é raro em mulheres com idade inferior aos 35 anos, sendo que a partir de então ele se torna cada vez mais frequente. Apesar de ser uma preocupação para mulheres, o câncer de mama também pode acometer homens. Ele não possui distinção de sexo e nem de localidade geográfica, afetando países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

A grande maioria das doenças pode ser melhor tratada quando precocemente diagnosticada. Portanto, é fundamental consultar regularmente um médico e fazer exames de rotina. No caso do câncer de mama o auto-exame é imprescindível e deve ser realizado todos os meses. Diante de qualquer sintoma um profissional necessita ser imediatamente contatado.

QUEM ESTÁ VULNERÁVEL

Todas as pessoas estão vulneráveis e podem contrair um câncer de mama, independente de serem homens ou mulheres. O risco aumenta com o passar do tempo, sendo que indivíduos com idade superior aos 35 anos estão ainda mais vulneráveis.

O câncer de mama pode ser provocado por fatores externos ou por fatores internos. Os hábitos de vida de uma pessoa influem muito, assim como a predisposição genética. Alguns eventos cotidianos podem servir de gatilho, como o fumo e o estresse.

COMO É O DIAGNÓSTICO

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que possui como fator em comum o crescimento indevido e desregulado de células em determinados locais do corpo humano. Quando o crescimento das células se dá na mama, temos um caso de câncer de mama. Quando o crescimento tem origem em outro lugar e depois se desloca para a mama dizemos ser um caso de câncer de mama secundário.

Diante de suspeitas um médico deve ser consultado. Quanto antes o problema for detectado, maiores serão as chances de cura e menores serão os danos. Para determinar a causa dos sintomas o médico irá fazer algumas perguntas e alguns testes. O câncer de mama possui uma localização específica, assim como aspectos clínico-patológicos.

Grande parte dos canceres são detectados por médicos não-cancerologistas. Depois da suspeita um médico especializado deve ser consultado, de forma a confirmar o problema em questão. O diagnóstico leva em conta uma série de fatores e é preciso determinar o tipo de tumor. A mamografia é um exame utilizado há muito tempo para a prevenção e para a detecção desta enfermidade. Outra alternativa é também a realização de uma ultrassonografia ou de uma ressonância magnética nuclear. A biópsia de mama também costuma ser usada para tanto, especialmente nos casos em que não se consegue um bom resultado através dos exames de imagem.

PREVENÇÃO

Para se prevenir do câncer de mama uma série de medidas pode ser tomada. O auto-exame é talvez a mais importante delas, sendo que pode ser realizado facilmente pela própria mulher em sua casa.

Todas as mulheres que ainda menstruam devem fazer o auto-exame depois do fluxo menstrual ter terminado. Caso já não mais possuam fluxo, é importante marcar um dia para a realização do exame. O procedimento pode ser feito em casa, no entanto, é bom fazer a primeira vez junto a um médico, para que este explique o passo a passo. Através do auto-exame é possível detectar anomalias na região dos seios.

A mamografia é outra alternativa para quem quer se prevenir do câncer de mama. O processo é simples, rápido e é basicamente uma radiografia das mamas. Pessoas que possuem histórico de câncer de mama na família devem ficar mais atentas. É importante parar de fumar e adquirir hábitos de vida saudáveis. Muitos alimentos prometem nos proteger no câncer de mama, sendo o agrião um deles.

CÂNCER DE MAMA E O AGRIÃO

Uma pesquisa recente realizada na universidade de Southampton, na Inglaterra, indicou que o consumo de agrião poderia ajudar a barrar o crescimento de tumores. A descoberta está causando barulho, já que o agrião é algo totalmente acessível a muitas pessoas.

Os cientistas ingleses constataram que um composto presente no alimento é capaz de parar a função da proteína conhecida como HIF, responsável pelo desenvolvimento da doença. O composto, que recebe o nome de feniletil isotiocianato, é quem dá à folha o característico sabor picante. Para chegarem a esta descoberta foram acompanhados voluntários que ingeriram cerca de 80 gramas da folha por dia. Os resultados surpreenderam médicos e pacientes, sendo que muito ainda vem sendo pesquisado neste sentido.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de mama envolve uma série de abordagens. As opções evoluíram no decorrer dos anos e muitas vezes não há a necessidade da retirada da mama por inteiro. Quanto antes a doença for diagnostica, melhor será o prognóstico.

Pode-se recorrer à retirada do tumor ou à retirada da mama. Após a realização da cirurgia é comum um tratamento com radioterapia.

Pacientes com tumores localizados são geralmente submetidos à terapia sistêmica, na maioria das vezes com quimioterapia. A qualidade de vida do indivíduo necessita ser levada em consideração, já que muitas alternativas podem ser bastante agressivas.

Na realidade é a característica, a extensão, a gravidade e a duração do tumor que irá determinar qual abordagem seguir. A idade do paciente também é um fator determinante. O câncer de mama pode ser contornado, basta que se busque por ajuda diante dos primeiros sintomas. Consultar regularmente um médico e realizar exames de rotina, como a mamografia e o auto-exame, são medidas que ajudam a prevenir a enfermidade.

O tratamento pode ser agressivo, no entanto, é possível colocar um fim neste problema. Quanto ele for antes detectado, maiores são as chances de uma melhora, portanto, não hesite em buscar por ajuda. Previna-se do câncer de mama cuidando de sua saúde.



Foto: google net
Fonte de pesquisa: http://www.saudemedicina.com


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quem Sabe Somar Sabe Dividir

Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais.
Primeiro agente gosta de somar várias vezes palitos e giz, depois brinquedos e roupas da moda, depois somar dinheiro, depois somar carros e casas, e sempre somar alegria e felicidade.
Isto já é multiplicação, que também é fácil de aprender, é só somar várias vezes a mesma coisa.
A Segunda operação que aprendemos é a subtração.
Aí começa a ficar estranho.
Principalmente quando tem que pedir emprestado na casa do vizinho, digo, casa decimal ao lado. Ninguém gosta mais de diminuir do que somar.
Quando chega na divisão é quase um desespero, ainda mais quando sobra um resto.
É que ninguém entende aonde ou pra quem vai ficar o resto.
Até no cotidiano ninguém gosta de dividir nada.
A dificuldade no aprendizado não parece à toa, o homem rejeita essa prática.
Quando o homem aprender a dividir corretamente e saber onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar para alguns, mantendo a quantidade de outros, sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível, fazendo outros felizes.
O resultado final também é uma soma, a soma da felicidade geral.
Poderíamos até chamar esta operação de soma distribuída.
Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados, talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e os homens continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiros, carros, casas e felicidade, porém não somente para si.
Quem sabe?